quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O jovem e a família/Mocidade- Aula 2 Formação da Família

A cartilha usada em aula foi essa



Outras sugestões do uso do conteúdo da cartilha em sala de aula:
Conversa informal:
Na aula passada aprendemos sobre a importância da família, também aprendemos que temos parentelas espirituais e carnais. Também aprendemos que não fomos jogados na nossa família por acaso? Não caimos de gaiato na nossa família. Certamente estamos juntos para aprendemos e repararmos nossas falhas. A Família é planejada anteriormente pela espiritualidade. Alguns Espíritos participam do planejamento de sua própria família, sugerindo Provas e até mesmo pessoas que poderão viver com ele. Porém isso Só é permitido em alguns casos pois existem espíritos que ainda são Ignorantes e poderiam fazer escolhas erradas como por exemplo: 

“Eu quero nascer numa família muito rica pra não precisa trabalhar”


 “Eu não quero nascer com a Serafina, por que eu não me dou bem com ela e ela é muito chata”


“Eu quero me casar com o João nessa encarnação por que na encarnação passada ele não quis ficar comigo e nessa ele tem que ficar por que eu quero assim” 


Pergunta para reflexão e discussão:

O que você acha que acontece com as pessoas que não tem maturidade suficiente para escolher sua família? 

 A- A própria equipe espiritual irá direcioná-lo a família que melhor irá suprir as suas necessidades de evolução 

B- Ele irá escolher assim mesmo e assumirá as consequências quando voltar para a pátria espiritual 
C- Nós nunca temos o direito de escolher nossa família porque ainda somos muito imaturos para isso D-Podemos escolher se tivermos merecimento para isso e maturidade Espiritual. Cada caso é um caso

Atividade 2- Pode ser feito pela cartilha ou então você pode imprimir ou escrever os casos em folhas sulfite e entregar aos alunos de forma que eles deverão ler e pensar nas respostas:


Vamos imaginar que você faz parte de uma equipe espiritual responsável por planejar famílias. Direcione esses espíritos a famílias de acordo com cada caso. 


Caso 1- Essa família foi colocada junta por intermédio da equipe espiritual. Todos são imaturos o bastante para escolherem, mas todos têm problemas com vícios e devem aprender entre si a controlarem suas más inclinações


Caso 2-João e Fernanda já reencarnaram muitas vezes juntos e são espíritos muito ligados e bons. Eles pediram a espiritualidade que viessem juntos em uma família mais uma vez para poder ajudar seus filhos que são espíritos que eles resgataram há muito tempo atrás do umbral e que eram muito inimigos. Eles querem ajudá-los a reparar esse ódio que sentem um pelo outro.


Caso 3- Nessa família, o caos rola solto. Muita discussão, brigas entre pais e irmãos. Até que um dia um dos irmãos ficou muito doente, e precisaria da ajuda de outras pessoas para se alimentar. 


Caso 4-Cláudio viveu muitas encarnações ligado ao vício das drogas. E por muitas encarnações ele tentou sair do vício e falhava., Porém nos últimos 500 anos suas encarnações ele vem sempre passando por provações com muita sabedoria e não caindo no vício, mas ainda tem muito medo de falhar.


Sugestão de Brincadeira:
Perguntas e respostas
Você deverá imprimir ou copiar as perguntas em papeis e colar ou grampear junto com uma bala ou chiclete. Cada aluno deverá pegar uma pergunta e tentar responder. O objetivo é que o evangelizador e aluno discutam os temas a partir das perguntas. Cada um deverá pegar uma bala por vez e obrigatoriamente responder a pergunta da forma que ele acha que pode ser. (Não aceitar só SIM ou NÃO. Devem ser justificadas).

Por que temos que nos esquecer do passado quando reencarnamos – em relação a nossa família? Como o esquecimento influencia nossos relacionamentos familiares?
Resposta para discussão ou direcionamento:Pois estamos num mundo de prova e expiação onde geralmente nossos familiares serão pessoas que já nos fizeram muito mal ou nós já aprontamos muito com eles. Então o esquecimento é importante para que possamos de uma certa forma, começar um novo livro e assim tentar consertar as coisas.

Aprendemos com a Doutrina Espírita que muitas vezes a família é planejada na Espiritualidade. Você acha que um casal que limita a o número de bebês que querem não corre o risco de estar negligenciando seus deveres? 
Resposta para discussão ou direcionamento: “algumas vezes” esse planejamento é feito, porquanto poucos Espíritos revelam, ao reencarnar, maturidade bastante para assumir tal compromisso. Se há o planejamento, o casal tende a observá-lo. Reencarna com essa ideia. Ambos, intuitivamente, desejam determinado número de filhos, e acabam por consumar o que foi planejado.

Todo espírito que reencarna obedece a um planejamento espiritual?Por quê?
Resposta para discussão ou direcionamento:Sim. Todos para que seu aperfeiçoamento moral possa ser seguido, afinal a encarnação é uma oportunidade que não aparece todos os dias

As particularidades da existência humana – profissão, casamento, duração, prole, posição social – são programadas?
Resposta para discussão ou direcionamento:Sim, mas geralmente de forma sumária. Planejamento implica em compromisso, algo que somente espíritos amadurecidos têm condições para assumir e cumprir, o que é incomum.

Casamentos não planejados podem prejudicar a formação de uma família?
Sim podem, porque atualmente muitos casamentos acontecem por interesse e sem amor.O espírito poderá vir mas poderá ter sua encarnação problemática devido a divórcios e brigas de familiares.

Lares tumultuados, onde há muitas brigas e desentendimentos, são fruto de uniões fortuítas ou resultam do reencontro planejado de inimigos do passado ?
Ás vezes sim. Mas nem sempre os espíritos inimigos irão brigar o tempo todo. Mesmo que sejam inimigos, é importante que os espíritos sejam educados e torlerantes um com os outros.

Os filhos são sempre espíritos ligados aos pais desde existências anteriores ?
Sim quando o lar é constituído por espíritos afins, que seguem juntos os caminhos evolutivos.

Como podemos identificar famílias e espíritos afins?
Geralmente há uma profunda afetividade entre seus componentes, que se respeitam e se ajudam mutuamente, não obstante eventuais desentendimentos, normais em todo relacionamento humano.

A maioria das famílias ao redor do planeta são formados a maioria por  espíritos afins?
A maioria não, mas uma minoria, o que é natural, pois vivemos em um planeta de provas e expiações, onde as uniões obedecem a  imperativos de resgate e reajuste.

Se as dificuldades de convivência não decorrem de passadas divergências, qual a sua origem ?
Da falta de educação do espírito. De seus defeitos.
  
Há momentos em que gostaria de estrangular meu irmão (ou irmã). Isso quer dizer que fomos inimigos do passado ?
Nem sempre. Algumas vezes o espírito simplesmente não sabe como viver em harmonia ou se deixa levar por suas más inclinações.

Lembre-se: as respostas deverão estar apenas com o evangelizador, pois o aluno deverá tentar responder com suas palavras.
 Essas perguntas também podem ser usadas num torneio de torta na cara. Os jovens certamente vão adorar. Porém as perguntas deverão ser feitas após as explicações da aula.




Nenhum comentário:

Postar um comentário