segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Capítulo 18 - Muitos os chamados e poucos os escolhidos - Cartilha simplificada

Eu estou tentando me organizar e postar as cartilhas que salvei no meu computador, quero muito colocar todas aqui! 

Quando dei essa aula, sugiro que mostre as rianças diversos tipos de roupas, pode levar em revistas, ou pegar roups em casas mesmo, roupas para diversas ocasiões, uma de festa, uma para praia, outra pro dia a dia e perguntar se as crianças sabem pra qual ocasião devem usar cada roupa daquela, se é certo usar uma roupa de festa pra ir a praia, e que eles expliquem por que não é apropriado, se é certo usar um maiô pra ir a um casamento. A partir disso, você poderá entrar na parábola do Festim de Núpcias.

'Falando ainda por parábolas, disse-lhes Jesus: O reino dos céus se assemelha a um rei que, querendo festejar as bodas de seu filho, - despachou seus servos a chamar para as bodas os que tinham sido convidados; estes, porém, recusaram ir. - O rei despachou outros servos com ordem de dizer da sua parte aos convidados: Preparei o meu jantar; mandei matar os meus bois e todos os meus cevados; tudo está pronto; vinde às bodas. - Eles, porém, sem se incomodarem com isso, lá se foram, um para a sua casa de campo, outro para o seu negócio. - Os outros pegaram dos servos e os mataram, depois de lhes haverem feito muitos ultrajes. - Sabendo disso, o rei se tomou de cólera e, mandando contra eles seus exércitos, exterminou os assassinos e lhes queimou a cidade.
Então, disse a seus servos: O festim das bodas está inteiramente preparado; mas, os que para ele foram chamados não eram dignos dele. Ide, pois, às encruzilhadas e chamai para as bodas todos quantos encontrardes. - Os servos então saíram pelas ruas e trouxeram todos os que iam encontrando, bons e maus; a sala das bodas se encheu de pessoas que se puseram à mesa.
Entrou, em seguida, o rei para ver os que estavam à mesa, e, dando com um homem que não vestia a túnica nupcial, - disse-lhe: Meu amigo, como entraste aqui sem a túnica nupcial? O homem guardou silêncio. - Então, disse o rei à sua gente: Atai-lhe as mãos e os pés e lançai-o nas trevas exteriores: aí é que haverá prantos e ranger de dentes; - porquanto, muitos há chamados, mas poucos escolhidos.

(S. MATEUS, cap. XXII, vv. 1 a 14.)'

Os que dizem Senhor, Senhor
        Não são apenas aqueles que dizem Senhor Senhor, que vão a igreja, ao templo, ao centro espírita toda semana, que vai entrar no reino do céu. Aquele que vai entrar, que vai merecer ir para o plano espiritual, são aqueles que realmente colocam em prática tudo o que é pedido no evangelho. Aqueles que são de um jeito, todo pomposo dentro dos templos e fora dele são mal educados, e egoístas. Esses não entrarão no reino dos céus porque Deus quer sinceridade de nós e não falsidade. E se formos de um jeito dentro da igreja e de outro fora dela, não é muito verdadeiro.
      Escutamos a bíblia. O evangelho...o pastor..o padre...As palavras de Deus. Mas se não fazermos bom aproveito dela, o conhecimento construído será como uma casa construída sobre a areia. O que acontece com ela na primeira chuva? Ela cai, porque a areia não é forte. Se as palavras de Deus entrar por um ouvido e sair pelo outro não teremos força suficiente para usar essas palavras no cotidiano e um dia cairemos por não termos uma boa base de conhecimento. Mas, se ouvirmos a palavra de Deus e usarmos para o bem, sabermos colocar ela em prática em nossa vida, nós seremos mais fortes, assim nossa vida será construída em uma base mais sólida. Por isso que  se nossa casa for construida nas pedras ela não vai cair. Porque se ouvirmos a palavra de Deus e ouvir de coração, e por em prática, seremos mais fortes e não seremos derrubados nas tempestades, ou seja, nas dificuldades da vida. A gente vai ficar balançado mas não vamos cair 

MUITO SERÁ PEDIDO A QUEM MUITO FOI DADO.
Questionar as crianças:
      'De quem você acha que será mais cobrado? Daquele que não sabe matemática, ou daquele que sabe matemática e tem preguiça ou simplesmente não se esforça pra ensinar aquele amigo que não é muito bom em matemática?'
        É isso o que o evangelho nos ensina hoje nessa lição. Que muito será pedido aquele que muito foi dado. Aquele que sabe o que diz o evangelho mas nem faz um esforcinho pra colocá-lo em prática,  estará bem mais encrencado do que aquele que é mau igual ao Pica Pau, faz um monte de coisa que não deve, mas que não conhece bem o evangelho. Porque o outro sabe mas não poe em prática enquanto o outro não sabe por isso não poe em prática.

A cartilha desse capítulo pode ser encontrada aqui:



Nenhum comentário:

Postar um comentário