sexta-feira, 30 de março de 2012

Aula 3- livro dos espíritos 4- Da lei de liberdade- Liberdade natural até livre arbítrio

Olá pessoal. Estou tentando postar bem depressa para que de alguma forma esses livrinhos possam ajudar no planejamento das aulas referentes ao livro dos espíritos 4, pq perdi alguns livrinhos que fiz do Livro dos espíritos 3 e é bem chato perder antes de divulgar né...

Enfim, nessa aula eu trabalhei com meus pupilos sobre a lei de justiça...


  • Quem viu a aula sabe que ela fala sobre a lei de liberdade. Mostra que Deus nos deu o livre arbítrio para escolher entre o bem e o mal, e isso nos leva a questionar: se Deus nos deu o livre arbítrio, como que a gente pode escolher nossa destinação no plano espiritual, como que nos são denominadas missões antes mesmo de virmos a Terra? 
  • Nos são dadas missões sim de aprendizado antes de vir pra cá mas o livre arbítrio aqui na Terra nos permite fazê-las ou não. Uma coisa é certa: se a gente não fizer, outro será encaminhado pra fazer e a gente vai pagar pelo bem que deixou de fazer.
  • Liberdade de pensamento: somos responsáveis pelo que pensamos, e emitimos isso como uma radio sintonizada
  • Livre arbítrio o que é o livre arbítrio eita perguntinha cheia de significados. Tentei colocar da forma mais simples possível pra eles, é nossa capacidade de escolher para onde irmos, porque é isso mesmo, é nossa liberdade de falar: eu vou fazer isso, eu não vou fazer. Deus é tão gente boa que ele não nos obriga a nada...Só que a gente vai pagar pela nossa escolha, seja ela uma boa ou má escolha.
  • O uso das riquezas: pessoas que tem dinheiro demais poderiam usar parte dele para ajudar os pobres. Se a riqueza foi dada é por algum motivo.



Aqui eu sugiro que as crianças entedam a liberdade dada aos filhos por alguns pais, e como isso influencia. Tentei usar essas imagens engraçadinhas para que eles vejam que a liberdade é boa, mas a liberdade completa acaba nos tornando meio que...indomáveis. Nessa aula é falado isso no livro e tentei ilustrar isso com essas fotos. As crianças fazendo um monte de coisa maluca, entrando no vaso...comendo um sapo...Coisas que não devem ser feitas e as crianças devem circular o que uma criança provavelmente faria se fosse permitido que ela fizesse tudo o que desse na telha.


Aqui mostram algumas fotos de pessoas ricas mas que usam parte do seu dinheiro para ajudar os outros. Vale lembrar que: na aula é ressaltado que não é só ajudar dando dinheiro, mas ajudando fazendo trabalhos voluntários....Pra que a criança nao pense que é só ir ali numa casa de caridade, dar uns milhõezinhos e sair pensando que já fez sua boa ação e vai pro plano espiritial... nuh..acabei de me lembrar que esqueci de por a Madonna rsrsrs

Aqui são apenas umas mensagens, e uma charge engraçadinha para discontrair...



Além do livro eu trabalhei um vídeo que ilustra maravilhosamente a aula, baixado do Youtube com o programa Atube catcher (tem o tutorial nos meus posts anteriores ensinando a usar, é um programa simples).
Para isso sugiro que vocês exibam para eles o episódio do desenho CHAVES chamado O ladrão da Vila. Mas eu sugiro o DESENHO mesmo, pq ele é mais leve e as crianças gostam de chaves. Na versão desenho eles tiram algumas partes egoístas do chaves como aquela hora em que ele come o sanduíche sozinho, no desenho ele reparte com as outras crianças.Esse episódio fala de um dia em que começam a desaparecer, daí todos pensam que o Chaves era o ladrão, pois encontram o ferro no barril dele(o ferro foi colocado lá pelo Sr. Furtado, o verdadeiro ladrão) Daí todos julgam o Chaves mal por isso e até o chamam de ladrão. Muito magoado com a injustiça ele vai embora da vila, mas após conversar com um padre decide voltar já que ele não foi o ladrão. Tem uma parte que é muito fofa que quando ele volta ele diz que Jesus foi crucificado no meio de dois ladrões. Bem legal. No final o verdadeiro ladrão se arrepende após ouvir o Chaves dizendo que reza para que o ladrão se arrependa, e não para que ele seja preso.
Muito bacana esse episódio. Quando dei essa aula, levei as duas versões, desenho e real, mas optei por exibir só o desenho e recomendo.


Um comentário: