terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Aula sobre Vícios para crianças




Bom dia a todos que visitam meu blog. Hoje postarei aqui uma sugestão de aula para crianças de 4 até 10 anos... pode até ser crianças mais velhas também, é que eu criei esse plano de aula para dar uma aula a crianças de diversas idades. Confesso que senti certa dificuldade para encontrar um plano de aula que falasse de vícios para as crianças de uma forma bacana...

Então eu mesma criei a minha e espero que gostem

Como objetivo queria que as crianças pudessem visualizar as consequencias dos vícios, tanto morais quanto os vícios materiais.
Conscientizar as crianças das consequencias dos vícios em nosso corpo- e no corpo dos pais e parentes que têm algum tipo de vicio. Para essa aula usei 5 tipos de vícios:

*Alcool
*drogas
*gula (vício em doces e bugigangas, muito comum em crianças)
*fofoca (vício moral mais conhecido como maledicência, porém usei nomes mais comuns para crianças)
*Fumo

1 º- Prece Inicial.

2º- Conversa informal, perguntar para as crianças o que elas entendem por vícios.
Todos sabem que o vício é algo feito repetidamente e sem controle, que causa dandos ao nosso corpinho físico e ao espiritual também.
Dei um exemplo que o vício é como se fosse apagar uma mancha de giz num quadro( era o que eu tinha próximo a mim...)
eu apagava...e falava que nao ia mais apagar, mas quando eu menos esperava lá estava eu apagando a mancha de giz do quadro novamente... Daí coloquei as maos para trás e falei que nunca mais apagaria a mancha de giz do quadro... Mas logo eu estava lá apagando aquela mancha... Depois pedi que uma das crianças segurassem meus braços pra que eu nao apagasse mais a mancha de giz, mas eu dava um jeito de soltar minhas maos da mão do aluno e corria pra apagar a mancha de giz...
Ficou engraçado e os menores começaram a entender...
Pedir que as crianças falem o nome de um vicio que elas conheçam... É certo que eles falarão um dos nomes dos vícios que já citei logo acima. Explicar que quando a pessoa têm um vício ela atrai para perto dela espíritos que também têm aquele tipo de vício.


3ª Em seguida leia um poema que eu fiz sobre Vícios, para as crianças... (o ideal é que você ao ler o poema leia colocando muito sentimento, olhando nos olhos da criança, não leia com desleixo...declame o poema...)

Vício não é legal!

Autoria: Roberta Ormenzinda

Tudo o que é feito

De forma repetitiva

Acaba trazendo prejuízos

Para a nossa vida

O vício é tudo aquilo

Que você quer fazer sem parar

Da comida, ao cigarro e bebida

É uma vontade difícil de se controlar

Se alguém fuma demais

E não consegue se controlar

Ela atrai pra perto espíritos

Que também gostam de fumar.

No final o pulmão fica fraco

E ele fica com problemas no coração

Acaba desencarnando numa cama de hospital

Pois a doença vem com a força de um furacão

Mas se o problema é diferente

Tem gente que não fica um dia sem se embebedar

Assim atraem pra bem pertinho

Espíritos que gostam muito de uma bebida tomar.

No final acaba dando cirrose

Pois o fígado não consegue trabalhar

Além dos vexames que o bêbado faz

É bem difícil de se tolerar...

Existem pessoas que também tem o vício

De falar mal da vida do outro e se acham os maiorais

Esses são outros tipos de vícios

São os vícios morais

No final de tanto fofocar

Da minha vida, da sua ou da sua vizinha

O final pra uma fofoqueira qual é?

É ficar pra sempre sozinha


Existem aqueles que não conseguem nem por um dia

Ficar sem usar algum tipo de droga

Esse vício é algo muito triste

Pois é algo que muito nos amola

A pessoa se torna dependente da droga

E sua cabeça fica uma loucura

O final quase sempre é a morte

Algo que nos traz muita tortura

Aquela pessoa que só pensa em comer

E não sabe a hora de parar

Tem o vício de seu guloso

Assim sua barriga pode inchar

No final o estomago não agüenta

E a pessoa se torna gordinha demais

Acaba com problemas no coração

Pra quê comer demais?

Por isso meus amiguinhos

Ter um vício não é legal

Pois é algo que você passa a não controlar

Assim sendo vc não sabe o seu final

Cuide de seu corpinho

Cuide com muito amor

Para que o vício não o estrague

E transforme sua vida em um terror.

Pois quando se está viciado

Você se torna um bonequinho

Comandado pelo seu vício

Você não sabe o seu destino!

Tudo o que é feito demais

Sempre nos causa um mal

Não faça nada de montão!

E viva de uma forma vem legal

3º - Em seguida fizemos um pequeno teatrinho, muito simples, para explicar melhor para as crianças sobre a influencia dos espíritos sob as pessoas viciadas. Nem é preciso criar cenário nem nada, basta duas pessoas (um pode ser o evangelizador, e outro, um ajudante)

Peguei um lápis de cor que simularia um cigarro, uns biscoitos, e duas garrafinhas.

Para simular o vício do alcool usei a garrafinha... Aí o espírito obcessor deve chegar próximo de você e incentivá-lo a beber... Quando estávamos fazendo isso muitos alunos falavam para eu nao beber...aproveitei essa atitude e a usei como se fosse a voz da minha consciência me avisando para não beber...

Foi divertido... Daí cabe a você direcionar as cenas...

Em seguida peguei muitos biscoitos e fui colocando na boca até nao caber mais, as crianças acharam engraçados, e o obcessor ao lado falando "come..come mais, come...isso mesmo não pára de comer não".

Em relação ao vício do fumo, acontece a mesma coisa, basta pegar um lápis e fingir que é um cigarro, e o obcessor deverá te incentivar a fumar...As crianças irão te incentivar a não fumar de um lado e caberá a vc decidir qual atitude irá tomar, em algumas cenas eu seguia a voz das crianças...rsrsrs

Foi bem divertido pois elas participaram do teatro e assim elas prestaram ainda mais atenção.

4º Mostrar as consequências dos vícios, que quando uma pessoa se torna viciada, ela machuca o seu corpinho, tanto o corpinho físico como o espiritual... Nessa fase, eu usei imagens que mostravam as consequencias dos vícios de forma linear. Usei as mesmas imagens abaixo, impressas em folha A4, mas seria legal se elas fossem impressas em papel A3 (um papel um pouco maior que a folha sulfite normal)


Vício da Gula- comer demais, seja doces, ou comida além de lesar nosso estômago pode nos tornar pessoas obesas, com problemas de coração. A menininha na segunda foto está com dor de barriga, e a ultima imagem mostra um homem com obesidade mórbida.
Vício Moral- Fofoca. Aquela pessoa que adora falar mal da vida dos outros, e que pensa que só ela quem é importante, no final o que acontece com uma pessoa assim? Fica sozinha e sem amigos.
Drogas: As drogas prejudicam muito nosso corpinho físico pois nos deixa parecendo que estamos em outro mundo, assim as pessoas fazem coisas que nem elas mesmas sabem, podem bater nas pessoas que mais amam, além de que elas ficam muito estranhas. Mostrar as fotos das mulheres. A terceira foto mostra como a aparencia da mulher usuária de drogas foi mudando em DOIS ANOS! Mudando pra pior...Tudo por que ela usava drogas... A última foto é uma garota que usou tantas drogas que ela acabou morrendo no quarto dela... Os pais a encontraram morta em seu quarto e tiraram essa foto para poder mostrar para outros jovens o que as drogas fizeram com a filha deles... É uma foto forte... mas infelizmente se não mostrarmos a realidade para as crianças desde cedo, é a vida quem vai mostrar...


A primeira foto é o início- um amigo , um parente que oferece cigarro falando que é maneiro, que é legal... A segunda foto é uma comparação entre um pulmão de quem não fuma e o pulmão de quem fuma.(explicar para as crianças onde que fica o pulmão delas) e que quando fumamos a fumaça do cigarro vai para nosso pulmão, e assim ele vai ficando escuro..escuro...Perguntar como eles acham que o pulmãozinho deles estão....A ultima foto é um homem agonizando em um leito de hospital- ele fumou durante anos e acabou morrendo. Ele pediu que tirassem a foto dele para conscientizar as pessoas das consequencias do cigarro. Ele está segurando uma camisa com a foto de como ele era antes de fumar... (bem diferente de como ele estava no hospital)

A primeira foto mostra o fígado das pessoas como ele é ( ou seja o fígado das crianças é vermelho como naquela imagem...(mostrar para as crianças em que lugar fica o fígado para elas terem uma noção, nao se esqueçam...

Mas conforme a pessoa vai bebendo, ela acaba machucando o seu fígado), . já que o álcool é muito forte, então o figado fica cheio de machucadinhos e feridas assim a pessoa fica doente (cirrose) e o fígado acaba ficando todo machucado como naquela foto...A pessoa acaba morrendo.

Também nao esqueçam de falar dos acidentes de trânsito que em muitas vezes a pessoa está alcoolizada, os vexames que os bebados fazem no meio da rua correndo risco de serem atropelados, atropelarem alguém.

Conforme você ir explicando deixe a folha ir circulando na sala para que as crianças vejam as imagens mais de perto... O ideal é que você imprima entre 2 ou3 cópias de cada folha, pode imprimir em tamanho menor, desde que seja colorido...

Enfatizar que o ideal é desde sempre falarmos NÃO. Não para o cigarro, drogas alcool e tantas outras coisas que nos tornam dependentes.

5º- Atividade: Distribuir uma folha para as crianças. De um lado deve estar escrito: DIGA NÃO PARA OS VÍCIOS:

e do outro lado da folha deve estar escrito: DIGA SIM PARA UMA VIDA SAUDÁVEL. Deve ser deixado um espaço em branco na folha para que as crianças colem imagens relacionadas ao que está escrito de cada lado da folha. Coloquei o modelo da folha que eu usei bem como as imagens que usei disponíveis para download nesse link:

http://www.4shared.com/file/_KQO61Ex/VICIOS_AULA.html

Como são muitas imagens, o legal é que vc imprima as imagens em um tamanho pequeno (na opção de IMPRIMIR do windows aparece 36 imagens por folha) coloque nessa opção, assim em cada folha vai ter 36 imagens diferentes. O ideal é que vc repita as imagens ou seja coloque pra imprimir umas 3 imagens de cada, você vai gastar pouca tinta e pouca folha e a aula vai render! Depois recorte essas imagens e coloque num saquinho, de forma sortida...As crianças vão pegando as imagens e colando no lado da folha correto.


6º- Atividade de colorir. As crianças poderão colorir um desenho relacionado aos vícios, Também está disponível no Link que coloquei pra download logo acima.

7º- Distribuir uma folha em branco para que a criança possa desenhar algo relacionado com a aula que foi dada. É interessante essa atividade pois a criança quem vai desenhar, essa imagem pode até refletir algo que ela sofre em casa caso tenha alguém da família com problema de vício.


Prece Final e encerramento.


Espero que vocês gostem dessa aula eu adorei foi muito boa de ser dado e todos os objetivos foram alcançados.
Espero que vocês consigam também!

TODAS AS IMAGENS E RECURSOS PARA ESSA AULA ESTÃO NESSE LINK:

http://www.4shared.com/file/_KQO61Ex/VICIOS_AULA.html

Tá fácil né gente! Agora é só evangelizar!!!rsrsrs

Beijosss

2 comentários: